sexta-feira, 18 de julho de 2008

Como surgiu o mouse e um pouco de história...

Os micro-computadores da década de 80 utilizavam apenas o MS-DOS, e tinham como principal dispositivo de entrada para conversa com o micro, o teclado. Nesta época todos achavam que para o 1º passo era necessário aprender inglês, já que a maioria dos comandos do MS-DOS são em inglês.

De 1957 a 1977, Douglas Englebart, trabalhou em um laboratório em Stanford, nos EUA, com o objetivo de tornar mais amigável a relação entre os usuários, conseguindo assim dois importantes pontos:

1º - Desenvolveu uma interface gráfica onde os recursos e tarefas a serem solicitados a máquina apareciam em menus, eliminando a digitação de comandos.
2º - Construiu um aparelho, chamado dispositivo apontador, que se movimenta em uma superfície plana, enquanto o cursor se movia na tela, permitindo a escolha de uma opção dos menus. Era o avô do mouse!
O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores, isto porque era de fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos.
O dispositivo podia ser coberto com a palma da mão. Da parte do fio de conexão com o computador que ficava visível, em cima da mesa, logo veio a idéia do rabo de um rato, mouse em inglês. E o nome pegou.

Em 1970 a idéia do mouse foi aperfeiçoada no centro de pesquisa de Palo Alto, da XEROX.

Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao centro de pesquisa da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mouse começou a ser usado em PC's.

Em 1983, a Apple Computer incorporou os resultados destas pesquisas ao seu micro Mcintosh, com grande sucesso.
Em 1985, a Microsoft lançou a primeira versão do Windows 1.0. Mas o MS-DOS ainda resistiu alguns anos. Somente em 1990, com a versão 3.1, foi que o Windows realmente difundiu-se como uma interface gráfica mais amigável de comunicação com os micros da linha PC (Personal Computer).

Leandro G. Elias

4 comentários:

Anônimo disse...

me ajudou muito mano
é serto e esses saite

Raphaela disse...

Muito bom este texto ,, me ajudou muito no meu trabalho do curso de t.i.

Raphaela disse...

Muito bom este texto ,, me ajudou muito no meu trabalho do curso de t.i.

Anônimo disse...

Tomara que me ajude eu estou precisando desse texto para meu trabalho de Informatica para o Curso...