
A cada dia que passa, as empresas e pessoas estão aderindo mais à tecnologia. E começam a aceitar que a informatização é necessária, se não querem ficar para trás. Então, muitos acabam com dor de cabeça e a causa principal é a invasão de privacidade. Isso ocorre por dois motivos principais. Primeiro pela falta de informação, pois se os usuários estivessem bem informados não cairiam em "armadilhas" na internet. Segundo pela falta de responsabilidade dos mesmos, este acontece muito.
Como faço alguns bicos em manutenção de pcs, sempre me deparo com pessoas que sabem que determinado site não é seguro, mas que mesmo assim o acessam. Um exemplo, é que sempre aconselho aos meus clientes para não entrarem em qualquer site pornográfico, principalmente de outros países. Neles você clica nas fotos e vai abrindo mais e mais janelas, e quando se dá conta já está infectado. É a mesma coisa de falar para paredes, quando passa algumas semanas eles me ligam dizendo que o vírus não foi removido e quando vejo o pc, descubro que tornaram a visitar os mesmos sites.
Outro conselho são sobre os Internet Bankings (acesso de contas bancárias pela internet) e sites e-commerce (comércio eletrônico). Sempre se ouve que determinada pessoa foi fraudada através da Internet. Então para evitar isso temos que ter certeza que o site acessado é realmente confiável. Uma das maneiras de saber, é olhando a sigla "http" que fica no início do endereço de todo site.
Quando determinada página é segura essa sigla muda para "https", onde o "s" significa "secure" ou seguro e ela vem junto com o ícone de um cadeado que fica na barra de tarefas ou de status do navegador.É aconselhado também nunca digitar suas senhas em computadores públicos como lan-houses, faculdades, cursinhos e outros. Caso precise de usar algum pc público, é aconselhável sempre fechar seus e-mails, sites de relacionamento e programas de comunicação antes de sair de frente da máquina. E nunca escolher a opção para memorizar a senha caso esteja em um local público.
Leandro G. Elias