sábado, 26 de abril de 2008

Criando um podcast

Olá pessoal

Com o rápido avanço das tecnologias usadas na web e com o advento da internet 2.0, surgiram novas formas de facilitar e agradar a interação do "leitor" aos sites da web. A chamada usabilidade, muito usada hoje na criação de páginas web, é um fator essencial para o sucesso ou não de um site. E uma das tendências dessa "nova internet", que vem tomando muito espaço é o chamado podcast. A expressão deriva da junção do nome do famoso tocador de arquivos multimídia da Apple (iPod), com a expressão inglesa “broadcasting”, que significa a transmissão de informação de uma fonte para muitos pontos distribuídos, como nos casos do rádio e da TV. Ou seja, é um arquivo de áudio, vídeo, fotos, animações que pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso a rede. Hoje ele é mais associado a arquivos de áudio.
No Brasil, podcast é uma tendência a crescer, pois infelizmente aqui as pessoas não estão tão acostumadas com a leitura. A idéia de sentar e ler um site, não é bem vinda, pois se exige tempo e esforço mental.
Os brasileiros lêem por obrigação e não por prazer, por isso que, na minha visão, os podcasts irão ganhar fama. Pois basta apenas baixarmos o arquivo de áudio e o transferir para um aparelho compatível, como celulares, ipods, mp3... Assim podemos escutá-lo em qualquer lugar, no trânsito, na viagem, no trabalho, e ainda mais, podemos escutá-lo fazendo outras coisas, quer algo melhor que isso!

Leandro G. Elias


Criando um podcast


Agora vamos ao que interessa. Achei na web um site que explica muito bem a criação de um arquivo de áudio.

Para iniciar a produção dos conteúdos é necessário que você tenha o seguinte:

Computador com placa de som (o que quase todo mundo tem hoje).
Microfone (não precisa ser “top de linha”, mas quanto melhor o microfone, melhor a qualidade do produto final).
Fone de ouvido (preferível), ou caixas de som.
Obs.: você pode também adotar uma solução de Headset, com microfone e fone de ouvido juntos. Isso inclusive pode ser uma boa idéia para quem também usa Skype, Google Talk e afins.

Software para gravação. Há uma série de soluções, pagas e gratuitas. Entre as gratuitas, há o Audacity, o Quartz Studio e o Kristal (este último gratuito apenas para uso pessoal). Entre as opções pagas, as mais populares são o SoundForge, o Acid, o Cubase e o ProTools.

Como exemplo para este artigo, utilizarei o Audacity, na sua última versão estável (1.2.6). É um software simples e fácil de utilizar, tendo um conjunto de funcionalidades bem interessante.

Ao abrir o Audacity, ele já está pronto para gravar, mostrando a seguinte tela:


Antes de começar a gravação, conecte o seu microfone e verifique o seu funcionamento. Na barra principal do sistema há dois ícones, um representando a saída de áudio (circulado em verde na figura acima) e outro representando a entrada de microfone (circulado em azul na figura acima). Também se pode selecionar a entrada de áudio que, por padrão, é o microfone externo (há computadores com microfone interno, como muitos laptops, mas não recomendo o uso para podcast).


Clique na seta que fica ao lado do ícone do microfone, e clique sobre a opção “Monitor de entrada”.


Após clicar nessa opção, fale no microfone e veja que a barra vermelha começa a se mover.

Monitore o nível de volume do microfone. Fale no microfone e ajuste o volume na barra correspondente ao microfone (circulado em amarelo na figura acima). O ideal é que o volume se mantenha com cerca de 3/4 do volume total, porém sem chegar ao volume máximo, pois quando isso acontece pode haver distorção no som. Se a barra vermelha do volume não estiver se mexendo, verifique a conexão do seu microfone no computador. Se estiver OK, verifique as propriedades de áudio do seu computador. Em máquinas Windows, há um pequeno ícone em forma de alto-falante que permite acessar essas propriedades (duplo clique), para você verificar se o microfone está habilitado.

Para iniciar a gravação, clique no botão REC (circulado em azul na figura acima), e inicie a gravação. Para finalizar, clique no botão STOP (circulado em verde na figura acima). Após a gravação, a tela ficará assim:

Para escutar a gravação, clique no botão “play” (circulado em marrom na figura acima). Se você não gostou da gravação como um todo, você pode simplesmente descartar a faixa de áudio clicando no respectivo botão “x” (circulado em verde na figura acima). Se você não gostou apenas de uma parte da gravação, ou quer apagar algum ruído, basta selecionar o trecho com o mouse e clicar em “Del”.

Com essas dicas, você já consegue gravar um podcast simples, apenas com a sua voz. Porém, você pode fazer mais. Veja algumas dicas:

Para adicionar mais faixas de áudio, você deve clicar em “Projeto” à “Nova faixa de áudio” (se for outro microfone), ou “Projeto” à “Nova faixa de áudio estéreo” (se você for gravar algo em dois canais, como um CD, ou um teclado).
Para importar alguma trilha sonora, ou vinheta pré-gravada, você deve clicar em “Projeto” à “Importar Áudio”.


Abaixo segue a tela com duas faixas de áudio gravadas a partir de microfone, mais um arquivo de áudio importado (terceira faixa):

Antes de finalizar a gravação, veja se os volumes de cada faixa estão adequados, bem como o “pan”, que é a distribuição entre os lados direito e esquerdo na gravação estéreo. Os controles de volume (circulados em amarelo na figura acima) e pan (circulados em verde na figura acima) estão logo abaixo dos botões “mudo” e “solo” de cada faixa. Falando nesses botões, ao clicar em “mudo”, a respectiva faixa de áudio não é tocada. Ao clicar em “solo”, apenas a respectiva faixa de áudio é executada.

Se você quiser continuar o trabalho mais tarde, você deve salvar o projeto, clicando em “Arquivo” à “Salvar Projeto”. Isso também vale se você quer guardar uma “matriz” do áudio gravado.

Se você terminou o trabalho e quer juntar tudo em um único arquivo publicável (o que chamamos de “mixagem”), clique em “Arquivo” à “Exportar como MP3”. O Audacity permite exportar em outros formatos, como Wav e Ogg, porém o MP3 é mais indicado para a internet porque gera arquivos menores.

Já que estamos falando de áudio e que tem tudo a ver com música, para quem gosta de músicas estilo trance, dance, hip hop etc... Entrem na comunidade do meu amigo Rafa, que só em um mês teve mais de 200 membros associados. Dj MUSIC
Finalmente, gostaria de fazer algumas reflexões. Primeiro, sobre Direitos Autorais. Procure não utilizar softwares, vinhetas, músicas e conteúdos de terceiros sem a expressa autorização dos proprietários, ou sem adquirir/respeitar as respectivas licenças de uso. A utilização de material não autorizado pode lhe dar grandes dores de cabeça, além de ser eticamente condenável. Segundo, sempre que possível, inclua uma transcrição do texto do Podcast que você publicou. Pessoas com deficiência auditiva irão lhe agradecer, podendo inclusive incrementar a audiência do seu site.

Boas gravações!

fonte: http://www.knowtec.com