domingo, 8 de junho de 2008

Hipervídeo no Youtube


Olá pessoal! Uma notícia quentinha sobre o Youtube.

Na semana que passou o site Youtube lançou, em versão beta, o Youtube Video Annotations, um recurso que permite aos usuários adicionar comentários ou anotações nos vídeos hospedados no site.
Essa já é uma ferramenta usada no site www.asterpix.com, onde o usuário também pode interagir com o vídeo. E como tudo na Web é imitado, ou quase tudo, o Youtube não podia ficar de fora dessa brincadeira. De acordo com a Folha Online:

A tecnologia, chamada de hipervídeo, funciona assim: você assiste a uma propaganda sobre o Macintosh, por exemplo, e observa homens marchando. Sob eles, aparece um retângulo pontilhado (ou círculos, legendas, depende do que você escolher). Quando você clica, descobre que se trata de uma alusão ao filme "Metropolis", de Fritz Lang.
O hipervídeo permite incluir notas e links nas imagens, tornando-os clicáveis e fazendo com que o usuário obtenha mais informações sobre os objetos marcados –também é possível navegar diretamente para cenas específicas, sem ter que assistir ao clipe inteiro. As notas e links no filme são feitos por criadores de conteúdo. Para se tornar um, basta fazer um cadastro simples.
folha online

O Hipervídeo daqui a algum tempo, irá tomar uma dimensão maior, pois o usuário adora definir o caminho por onde quer navegar, ele gosta de opções. E isso era o que faltava para os vídeos da Web.
Mas esta moda tem que ser cautelosa, pois pode causar confusão, principalmente às pessoas que são pouco familiarizadas com a Internet e que têm uma certa dificuldade na navegação. Elas podem perder o raciocínio da informação passada pelo vídeo. E por isso, é necessário vários estudos e pesquisas em público para que não seja mais uma moda passageira.

O YVA encontra-se na versão beta, e disponível apenas para vídeos em inglês, não havendo previsão de quando o recurso poderá ser usado oficialmente e em vídeos de outras línguas. Mas você já pode se familiarizar com a nova função do Youtube. Vejam os vídeos no site do Youtube.

Leandro G. Elias

Nenhum comentário: