sábado, 30 de agosto de 2008

Santos atalhos

Olá pessoal!
Desde a época em que aprendi algumas teclas de atalhos, nunca mais fiquei um só dia sem utilizá-las. Há muitos anos as utilizo, e são realmente muito legais. Ainda mais para quem gosta de tudo muito rápido como eu, elas são uma "mão na roda":

Teclas de atalho normalmente são combinações de teclas especiais "Ctrl" (control) "Alt" e "Shift" ou teclas de função (F1 até F12), que permitem ativar ítens dos menus ou botões de comando, sem a necessidade do mouse.
Word:
CTRL + A: Abre a janela "abrir"
CTRL + B: Abre a janela "salvar como"
CTRL + C: Copia algum arquivo ou texto
CTRL + D: Abre a janela para formatar a fonte
CTRL + E: Centraliza o texto
CTRL + F: Alinha o texto a esquerda
CTRL + G: Alinha o texto a direita
CTRL + I: Coloca o texto em itálico
CTRL + J: Alinha o texto nas duas bordas (justificado)
CTRL + L: Localiza alguma palavra
CTRL + N: Coloca o texto em negrito
CTRL + O: Cria um novo "documento"
CTRL + P: Imprime
CTRL + S: Coloca o texto sublinhado
CTRL + T: Seleciona todo o texto
CTRL + U: Substitui uma palavra por outra
CTRL + V: Cola o texto copiado
CTRL + X: Recorta
CTRL + W: Fecha o documento principal
CTRL + Z: Desfaz a última operação

HOME: Vai para o início da linha
END: Vai para o fim da linha
CTRL + SETA PARA A ESQUERDA: Retrocede uma palavra à esquerda.
CTRL + SETA PARA A DIREITA: Avança uma palavra à direita.
CTRL + SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA: Marca ou desmarca uma palavra à esquerda.
CTRL + SHIFT+SETA PARA A DIREITA: Marca ou desmarca uma palavra à direita.
CTRL + HOME: Vai para o início do texto
CTRL + END: Vai para o final do texto
SHIFT + SETA PARA A ESQUERDA: Marca ou desmarca um caractere à esquerda.
SHIFT + SETA PARA A DIREITA: Marca ou desmarca um caractere à direita.

CTRL + BACKSPACE: Exclui uma palavra à esquerda.
CTRL + DELETE: Exclui uma palavra à direita.


WINDOWS

Windows + D Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows Mostra o Menu Iniciar
Windows + E Abre o Windows Explorer
Windows + F Abre o Pesquisar para arquivos
Windows + R Mostra a janela Executar
Windows + L Tranca a tela
Windows + U Abre o Gerenciador de Utilitários
Windows + CTRL + F Mostra o Pesquisar para computador (em rede)
Windows + Shift + M Desfaz minimizar (para todas as janelas)
Windows + F1 Para Ajuda e Suporte
Windows + BREAK Mostra as Propriedades de Sistema
alt + F4 Fecha documentos
alt + tab Alterna entre janelas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

domingo, 17 de agosto de 2008

LCD x PLASMA

Durante muitos anos, na hora de comprar uma TV, o consumidor podia até optar por uma tela maior ou menor, mas todas eram feitas com a mesma tecnologia: os tubos de raios catódicos, o TRC. Esses aparelhos ainda formam a maioria dos televisores produzidos no mundo. Mas eles ganharam dois concorrentes que já ameaçam o seu reinado. A excelente qualidade de imagem e de som, a economia de espaço e o design das telas de plasma e de cristal líquido (LCD) seduzem cada vez mais o consumidor.

Na hora da compra, é preciso ficar atento a alguns detalhes. A primeira dúvida é: LCD ou plasma? Qual é a melhor? À primeira vista, as duas telas são idênticas. E, praticamente, são mesmo.

As telas de plasma e cristal líquido utilizam um outro tipo de tecnologia, e por isso dispensam aquela enorme caixa que fica atrás do televisores. Além disso, podem oferecer imagens de qualidade muito superior. As duas opções representam tecnologias de ponta. Tanto no plasma quanto no LCD as imagens são formadas pelo brilho de milhões de pontinhos (pixels) que ficam entre duas placas de vidro e emitem luzes coloridas ao receberem energia elétrica.

A diferença é que as telas LCD produzem imagens utilizando cristal colorido. Nas telas de plasma, as imagens são formadas por gases contidos em células minúsculas - o mesmo princípio de funcionamento das lâmpadas fluorescentes.

www.clicrbs.com.br



Prós e contras da TV de plasma

Prós:
– cores mais vibrantes
– ângulo de visão mais amplo
– contraste aprimorado, melhor do que telas LCD
– tamanhos de tela a partir de 42 polegadas, modelos de até 103 polegadas
– ideal para DVDs e sinal digital em widescreen 16:9

Contras:
– alto consumo de energia
– ao ficar muito próximo da tela, é gerado um efeito flicker que cansa a vista mais rápido
– imagens estáticas e tarjas pretas nas laterais queimam a tela (burn-in)
– para ser usado como monitor no PC, é inferior ao LCD por conta da resolução em pixels.
– possui mais reflexo do que o LCD, deixando a tela “espelhada” se houver incidência de luz direta (janela aberta, por exemplo), fenômeno também conhecido em monitores CRT.

Prós e contras da TV de Lcd

Prós:
– consome menos energia
– melhor resolução (são quase todas prontas pra televisão de alta definição, HDTV)
– não sofre com o efeito fantasma
– maior vida útil

Contras:
– menor ângulo de visão
– perde visibilidade em ambientes muito claros
– cores não são tão vivas como o plasma

Ao contrário da guerra dos formatos para tocadores de discos de alta definição, que já tem o Blu-ray adotado pelo mercado, o confronto entre as tecnologias LCD e plasma para televisores ainda está longe de apresentar um vencedor. Ambas apresentam custos de produção alto, o que tem levado alguns fabricantes a apostar em apenas uma delas. Pelo lado da LCD, a Sony é a principal defensora, enquanto a plasma tem na Panasonic sua maior aliada. LG, Samsung, Philips, Gradiente e outros fabricantes optaram por desenvolver simultaneamente produtos que atendam as duas, esperando melhor clareza do mercado.

“Procuramos sempre atuar com produtos de alta tecnologia e oferecer a melhor qualidade de produtos e imagem aos consumidores. Por isso, desde dezembro de 2005, a Sony não fabrica modelos de plasma, preferindo investir maciçamente em LCD, a tecnologia mais avançada e, definitivamente, o nosso foco no mundo todo. A Sony aposta suas fichas nesse mercado, até porque o futuro está no LCD, devido à flexibilidade de tamanho e aplicação que a tecnologia proporciona”, defende William Lima, gerente de Produtos da linha Bravia da Sony Brasil.

Como a disputa dessas duas tecnologias ainda estão acirradas, então basta você escolher na hora da compra o melhor custo/benefício. Converse com o vendedor da loja e veja o que cada fabricante e modelo de TV tem para melhor lhe oferecer.
Leandro G. Elias

domingo, 10 de agosto de 2008

Netiqueta

Bom, a Internet chegou para ficar. Não se pode pensar numa vida sem computadores e outros apetrechos desta fabulosa era.
Na rede convive um grande número de usuários, procedentes de todos os níveis sociais, culturais e etários. Portanto, mesmo fazendo o que quer com o seu computador, é bom saber que na Web há certas regras de conduta.
Essas regras se chamam Netiqueta. Geralmente, as normas variam de acordo com o tipo de rede, serviço e nível de acesso. Geralmente essas normas seguem regras gerais de bom senso, muito úteis para a convivência de milhões de usuários na rede.

1. Curto, direto e de fácil leitura
Mantenha seus e-mails curtos, indo direto ao assunto. Tente abordar um único assunto por mensagem. Se for necessário um texto longo, divida-o em parágrafos separados por espaços em branco. Isto facilita a leitura e permite que o leitor escaneie o texto e tenha uma idéia geral da mensagem. Use uma linguagem simples, sem gírias e sem abreviações que somente uns poucos iniciados conhecem.

2. Não divulgue e-mails de seus contatos sem autorização
Assim como você não fornece os telefones de seus amigos para terceiros, você deve fazer o mesmo com os e-mails. Use a cópia oculta, o CCO ou o BCC (Blind Carbon Copy), para enviar mensagens para um grupo de pessoas que não se conhecem. Embora mais trabalhosa, considere a opção de enviar mensagens separadas.

3. Use o “Assunto” com inteligência
Use o campo “Assunto” para conquistar a atenção do leitor. É a primeira coisa que ele lê e que o leva a decidir se vai ler sua mensagem de imediato, deixar para mais tarde, ou mesmo ignorá-la. Assegure-se que o título seja claro e descritivo; ao invés de escrever “Reunião hoje”, escreva “Reunião hoje para aprovação do orçamento”.

4. Respostas
Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).

Se o assunto da mensagem original era, por exemplo:

Subject: jogo de domingo

verifique que sua resposta apresenta a linha:

Subject: Re: jogo de domingo

Por convenção, as linhas incluídas (citadas) são precedidas por ">" (sinais de maior), mas existem variações.

Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e, logo abaixo, sua resposta.

5. Mensageiros
Há messengers que possuem a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.

Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.

6. Correntes
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.

Os 10 mandamentos
do Instituto da Ética da Internet
  1. Não deverá utilizar o computador para prejudicar terceiros.
  2. Não deverá interferir com o trabalho informático de terceiros.
  3. Não deverá vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros.
  4. Não deverá utilizar o computador para roubar.
  5. Não deverá utilizar o computador para prestar falsos testemunhos.
  6. Não deverá utilizar ou copiar software pelo qual não pagou.
  7. Não deverá utilizar os recursos informáticos de terceiros sem autorização.
  8. Não deverá apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
  9. Deverá pensar nas consequências sociais daquilo que escreve.
  10. Deverá utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros.

Leandro G. Elias

sábado, 9 de agosto de 2008

Easter Eggs

Olá pessoal!

Para quem é bom no inglês um "easter-egg" significa Ovo de Páscoa (aquela guloseima com a qual costumamos nos empanturrar durante a páscoa). Mas para nós da área de informática ela também tem um outro significado.

Easter egg é um programa e/ou funcionalidade escondida dentro de um software qualquer, ativado através de uma senha ou uma combinação específica de teclas.

E não é que em nosso querido e amado Firefox há um desses? Para acioná-lo, siga os passos abaixo:
1. Abra o Firefox 2.0 ou 3.0.
2. Na barra de endereços, digite o seguinte: about:mozilla.
3. Tecle “Enter”.

Freecell:
Pressione “Ctrl+Shift+F10″ durante o jogo. Irá surgi uma caixa de diálogo com três opções Abort, Retry e Ignore. Clique em Abort em seguida clique em qualquer das cartas para ganhar.

Paciência:
Pressione “Alt+Shift+2″ durante o jogo, para ganhar.

Campo minado:

Trave o tempo no Campo minado pressione a tecla (Windows+D).

Microsoft Word (A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiços)
Digite no Word: “=rand(200,99)” sem aspa em seguida pressione enter no final do texto.

Notepad: (Bush escondendo os fatos?)
Digite no Notepad: “Bush hid the facts”, sem aspas, salve o arquivo contendo a frase com qualquer nome da sua escolha, agora reabra o arquivo, você verá que a frase sumiu.

Pasta no Windows:
Tente criar uma pasta no Xp com o nome: “aux” ou “con”, sem aspas, conseguiu?

Star Wars
Vá em Iniciar>Executar e digite o comando “cmd”. Vai abrir o prompt do DOS no XP (acho que isso tudo mundo sabe :
Depois que fizer isso, digite o seguinte: telnet towel.blinkenlights.nl. Não se assuste, pois apesar do comando ser bem parecido com links para vírus, não tem perigo nenhum. Pode confiar!

PS: Isso não se trata de um easter egg no XP, mas sim a criatividade de uma galera com maior tempo do mundo para criar tal coisa. Mas que é muito legal é!!!


Leandro G. Elias