sexta-feira, 18 de julho de 2008

Como surgiu o mouse e um pouco de história...

Os micro-computadores da década de 80 utilizavam apenas o MS-DOS, e tinham como principal dispositivo de entrada para conversa com o micro, o teclado. Nesta época todos achavam que para o 1º passo era necessário aprender inglês, já que a maioria dos comandos do MS-DOS são em inglês.

De 1957 a 1977, Douglas Englebart, trabalhou em um laboratório em Stanford, nos EUA, com o objetivo de tornar mais amigável a relação entre os usuários, conseguindo assim dois importantes pontos:

1º - Desenvolveu uma interface gráfica onde os recursos e tarefas a serem solicitados a máquina apareciam em menus, eliminando a digitação de comandos.
2º - Construiu um aparelho, chamado dispositivo apontador, que se movimenta em uma superfície plana, enquanto o cursor se movia na tela, permitindo a escolha de uma opção dos menus. Era o avô do mouse!
O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores, isto porque era de fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos.
O dispositivo podia ser coberto com a palma da mão. Da parte do fio de conexão com o computador que ficava visível, em cima da mesa, logo veio a idéia do rabo de um rato, mouse em inglês. E o nome pegou.

Em 1970 a idéia do mouse foi aperfeiçoada no centro de pesquisa de Palo Alto, da XEROX.

Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao centro de pesquisa da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mouse começou a ser usado em PC's.

Em 1983, a Apple Computer incorporou os resultados destas pesquisas ao seu micro Mcintosh, com grande sucesso.
Em 1985, a Microsoft lançou a primeira versão do Windows 1.0. Mas o MS-DOS ainda resistiu alguns anos. Somente em 1990, com a versão 3.1, foi que o Windows realmente difundiu-se como uma interface gráfica mais amigável de comunicação com os micros da linha PC (Personal Computer).

Leandro G. Elias

sábado, 5 de julho de 2008

Bill Gates

Em breve colocarei uma postagem digna sobre Bill Gates. Mas enquanto isso...

Vão rindo um pouquinho:



Leandro G. Elias

Vírus Muhahaha

Olá pessoal!

Hoje fui chamado pelo meu vizinho para formatar o pc dele, que lhe tava dando dor de cabeça. Quando perguntei o motivo da formatação, o que sempre pergunto, ele me disse que era por causa de um vírus que não o deixava entrar em alguns sites, principalmente o orkut. Então se o problema era só esse, resolvi não formatar o pc, apenas retirar o vírus a dedo resolveria sua dor de cabeça. Eu apenas formato o hd em casos extremos, ou quando tem muito tempo que não se formata o mesmo.

Então diante do problema, passei anti-vírus e anti-spy, mas nenhum adiantou. Então fiz uma pesquisa no google e achei muita coisa legal, olhem abaixo como se remove esse vírus:

A alguns dias, um vírus vem tirando a paciência dos usuários de orkut e youtube, trata-se do W32.USB Worm, um vírus que se propaga através de dispositivos USB.

O vírus entra em ação quando algum site relacionado ao google é acessado e tem como características, a mensagem: ‘Orkut is banned you fool, The administrators didnt write this program guess who did?? MUHAHAHA!!” with title ORKUT IS BANNED. Em seguida o navegador é fechado.

Esta mensagem não surge somente quando se tenta abrir a página do orkut, mas qualquer página que na URL contenha alguma palavra ligada aos sites do google será interceptada pelo muhahaha, inclui aí google, youtube, orkut, etc.

Nem todos antivírus detectam o W32.USB Worm, mais conhecido como ORKUT MUHAHAHA, porém não é difícil de remover o Orkut MUHAHAHA manualmente.

Ele se instala na pasta heap41a, no diretório raiz do sistema operacional geralmente “c:\heap41a” o problema é que esta pasta não vai aparecer facilmente, nem mandando exibir arquivos ocultos, o que tem que se fazer é digitar o endereço C:\heap41a no Windows explorer, aí sim o conteúdo da pasta do vírus será exibido.

Este vírus gera uma entrada no registro que deverá ser apagada, mas antes disso, é necessário fechar seu executável, ele se disfarça para parecer com o svchost.exe do próprio Windows. Ao abrir o gerenciador de tarefas, clicando na aba processos, é necessário localizar o processo svchost.exe que esteja sendo executado pelo usuário atual. Não se deve fechar o svchost, caso ele esteja sendo executado por LOCAL SERVICE, SYSTEM ou NETWORK SERVICE.

A próxima etapa é deletar o diretório C:\heap41a, como não é possível isto através do windows explorer, é necessário fazer através do CMD, indo em iniciar>executar, digite CMD e clique ok. Após abrir a tela do Dos, apague o diretório com o seguinte comando: rmdir c:\heap41a pressione enter.

Após ter apagado a pasta, é necessário remover a entrada do vírus no registro do Windows, para isto, vá em Iniciar>executar, digite regedit, e clique ok. No editor do registro, vá em editar>localizar e faça uma busca por heap41a, o registro deve localizar a entrada c:\heap41a\std.txt, basta deletar esta entrada e fechar o regedit e pronto, o W32.USB Worm, ou orkut MUHAHAHA foi removido.
http://informatizando.wordpress.com/


Também existe um programinha que remove este vírus, mas eu prefiro tirar a dedo mesmo. É isso pessoal, qualquer dúvida me enviem um e-mail para leager5@gmail.com ou deixem um comentário.

Leandro G. Elias