domingo, 10 de agosto de 2008

Netiqueta

Bom, a Internet chegou para ficar. Não se pode pensar numa vida sem computadores e outros apetrechos desta fabulosa era.
Na rede convive um grande número de usuários, procedentes de todos os níveis sociais, culturais e etários. Portanto, mesmo fazendo o que quer com o seu computador, é bom saber que na Web há certas regras de conduta.
Essas regras se chamam Netiqueta. Geralmente, as normas variam de acordo com o tipo de rede, serviço e nível de acesso. Geralmente essas normas seguem regras gerais de bom senso, muito úteis para a convivência de milhões de usuários na rede.

1. Curto, direto e de fácil leitura
Mantenha seus e-mails curtos, indo direto ao assunto. Tente abordar um único assunto por mensagem. Se for necessário um texto longo, divida-o em parágrafos separados por espaços em branco. Isto facilita a leitura e permite que o leitor escaneie o texto e tenha uma idéia geral da mensagem. Use uma linguagem simples, sem gírias e sem abreviações que somente uns poucos iniciados conhecem.

2. Não divulgue e-mails de seus contatos sem autorização
Assim como você não fornece os telefones de seus amigos para terceiros, você deve fazer o mesmo com os e-mails. Use a cópia oculta, o CCO ou o BCC (Blind Carbon Copy), para enviar mensagens para um grupo de pessoas que não se conhecem. Embora mais trabalhosa, considere a opção de enviar mensagens separadas.

3. Use o “Assunto” com inteligência
Use o campo “Assunto” para conquistar a atenção do leitor. É a primeira coisa que ele lê e que o leva a decidir se vai ler sua mensagem de imediato, deixar para mais tarde, ou mesmo ignorá-la. Assegure-se que o título seja claro e descritivo; ao invés de escrever “Reunião hoje”, escreva “Reunião hoje para aprovação do orçamento”.

4. Respostas
Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).

Se o assunto da mensagem original era, por exemplo:

Subject: jogo de domingo

verifique que sua resposta apresenta a linha:

Subject: Re: jogo de domingo

Por convenção, as linhas incluídas (citadas) são precedidas por ">" (sinais de maior), mas existem variações.

Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e, logo abaixo, sua resposta.

5. Mensageiros
Há messengers que possuem a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.

Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.

6. Correntes
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.

Os 10 mandamentos
do Instituto da Ética da Internet
  1. Não deverá utilizar o computador para prejudicar terceiros.
  2. Não deverá interferir com o trabalho informático de terceiros.
  3. Não deverá vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros.
  4. Não deverá utilizar o computador para roubar.
  5. Não deverá utilizar o computador para prestar falsos testemunhos.
  6. Não deverá utilizar ou copiar software pelo qual não pagou.
  7. Não deverá utilizar os recursos informáticos de terceiros sem autorização.
  8. Não deverá apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
  9. Deverá pensar nas consequências sociais daquilo que escreve.
  10. Deverá utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros.

Leandro G. Elias

sábado, 9 de agosto de 2008

Easter Eggs

Olá pessoal!

Para quem é bom no inglês um "easter-egg" significa Ovo de Páscoa (aquela guloseima com a qual costumamos nos empanturrar durante a páscoa). Mas para nós da área de informática ela também tem um outro significado.

Easter egg é um programa e/ou funcionalidade escondida dentro de um software qualquer, ativado através de uma senha ou uma combinação específica de teclas.

E não é que em nosso querido e amado Firefox há um desses? Para acioná-lo, siga os passos abaixo:
1. Abra o Firefox 2.0 ou 3.0.
2. Na barra de endereços, digite o seguinte: about:mozilla.
3. Tecle “Enter”.

Freecell:
Pressione “Ctrl+Shift+F10″ durante o jogo. Irá surgi uma caixa de diálogo com três opções Abort, Retry e Ignore. Clique em Abort em seguida clique em qualquer das cartas para ganhar.

Paciência:
Pressione “Alt+Shift+2″ durante o jogo, para ganhar.

Campo minado:

Trave o tempo no Campo minado pressione a tecla (Windows+D).

Microsoft Word (A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiços)
Digite no Word: “=rand(200,99)” sem aspa em seguida pressione enter no final do texto.

Notepad: (Bush escondendo os fatos?)
Digite no Notepad: “Bush hid the facts”, sem aspas, salve o arquivo contendo a frase com qualquer nome da sua escolha, agora reabra o arquivo, você verá que a frase sumiu.

Pasta no Windows:
Tente criar uma pasta no Xp com o nome: “aux” ou “con”, sem aspas, conseguiu?

Star Wars
Vá em Iniciar>Executar e digite o comando “cmd”. Vai abrir o prompt do DOS no XP (acho que isso tudo mundo sabe :
Depois que fizer isso, digite o seguinte: telnet towel.blinkenlights.nl. Não se assuste, pois apesar do comando ser bem parecido com links para vírus, não tem perigo nenhum. Pode confiar!

PS: Isso não se trata de um easter egg no XP, mas sim a criatividade de uma galera com maior tempo do mundo para criar tal coisa. Mas que é muito legal é!!!


Leandro G. Elias

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Como surgiu o mouse e um pouco de história...

Os micro-computadores da década de 80 utilizavam apenas o MS-DOS, e tinham como principal dispositivo de entrada para conversa com o micro, o teclado. Nesta época todos achavam que para o 1º passo era necessário aprender inglês, já que a maioria dos comandos do MS-DOS são em inglês.

De 1957 a 1977, Douglas Englebart, trabalhou em um laboratório em Stanford, nos EUA, com o objetivo de tornar mais amigável a relação entre os usuários, conseguindo assim dois importantes pontos:

1º - Desenvolveu uma interface gráfica onde os recursos e tarefas a serem solicitados a máquina apareciam em menus, eliminando a digitação de comandos.
2º - Construiu um aparelho, chamado dispositivo apontador, que se movimenta em uma superfície plana, enquanto o cursor se movia na tela, permitindo a escolha de uma opção dos menus. Era o avô do mouse!
O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores, isto porque era de fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos.
O dispositivo podia ser coberto com a palma da mão. Da parte do fio de conexão com o computador que ficava visível, em cima da mesa, logo veio a idéia do rabo de um rato, mouse em inglês. E o nome pegou.

Em 1970 a idéia do mouse foi aperfeiçoada no centro de pesquisa de Palo Alto, da XEROX.

Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao centro de pesquisa da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mouse começou a ser usado em PC's.

Em 1983, a Apple Computer incorporou os resultados destas pesquisas ao seu micro Mcintosh, com grande sucesso.
Em 1985, a Microsoft lançou a primeira versão do Windows 1.0. Mas o MS-DOS ainda resistiu alguns anos. Somente em 1990, com a versão 3.1, foi que o Windows realmente difundiu-se como uma interface gráfica mais amigável de comunicação com os micros da linha PC (Personal Computer).

Leandro G. Elias